Rolete Guia

Rolete Guia ou rolo guia são utilizados nas Esteiras Transportadoras nos trechos com maior carga e no retorno das correias transportadoras para que possa mantê-la alinhada, assim evitando desgaste prematuro.

rolete guia - Rolete Guia

Saiba mais sobre rolete guia

Para maior eficiência e desempenho nossos roletes guia obedecem rígido controle e padrão de qualidade, nos quais utilizamos matéria prima diferenciada, garantindo a vida útil dos rolos guia com baixa manutenção e alto desempenho.

Características dos Roletes Guia

– Tubo do rolete:
Aço carbono, aço inox, nylon ou UHMW.
– Eixo do rolete:
Aço carbono ou aço inox.
– Mancal do rolete:
Mancal reforçado de aço carbono estampado, soldado no tubo e tampa metálica.
– Vedações do rolete:
Labirinto duplo, retentor de poliuretano.
Em situações extremamente agressivas também poderá ser usado feltro para proteção do rolamento.
– Rolamento do rolete:
Rolamento de Precisão com certificado de qualidade e procedência, vedações dos rolamentos “ZZ” ou “2RS“.
– Acabamento do rolete:
Tubo em aço carbono – acabamento galvanizado eletrolítico ou pintado.
Tubo em aço Inox – acabamento polido ou natural.
Tubo em Nylon – acabamento natural.
Tubo em UHMW – acabamento natural.

Os roletes guia também poderão ser revestidos com borracha, spiraflex, kanaflex e outros.

Critérios construtivos e características do Rolete Guia

Corpo dos roletes

É constituído por um tubo de aço, com espessura e diâmetro adequados ao uso previsto e projetado nas suas extremidades para obter a máxima precisão de montagem. As sedes dos rolamentos são características específicas da IPC Industrial, sendo resistentes e rígidas, projetadas em conformidade com a carga máxima para os diversos tipos de rolos.

As sedes dos rolamentos são projetadas de modo a reduzir o ângulo entre o rolamento e o eixo causado pela deflexão do próprio eixo sob carga. O diâmetro interno do alojamento dos rolamentos para todas as séries são calibrado e usinados, e os limites de tolerância deste diâmetro sempre estão de acordo com a ABNT NBR 6158, classe M7.

Eixo dos Roletes

O eixo é o elemento sustentador dos roletes sendo dimensionado em função da carga e do comprimento do mesmo, obedecendo aos critérios de deflexão máxima nos rolamentos definidos nesta Norma.

Sistema de vedação e lubrificação do rolete guia

Um rolete de qualidade é caracterizado pela eficiência de seu sistema de vedação. A eficiência do sistema de vedação pode ser avaliada em comum acordo entre usuário e fabricante, em conformidade com a ABNT NBR 16169. Recomenda-se que os roletes sejam fornecidos com sistema de lubrificação permanente.

Produtos para transformar sua maneira de trabalhar

Por conta de nosso elevado padrão de qualidade, nossos produtos tornaram-se referência no mercado pois sempre foram pensados considerando a forma como trabalhamos, ajudando profissionais a trabalhar com mais simplicidade e de forma mais produtiva.

Tenha a consciência de que escolhendo a IPC Industrial você obterá diversas conveniências, pois com constantes investimentos na qualidade dos serviços prestados, somos o parceiro ideal para o crescimento de sua empresa.

Links relacionados a Roletes de Carga
× WhatsApp