Rolete para Transportador de Correia

O Rolete para Transportador de Correia é utilizado para dar sustentação e guiar as correias transportadoras, podendo ser construído em aço carbono, aço inox, podendo também serem revestidos em poliuretano ou borracha natural.

rolete para transportador de correia 1 - Rolete

Conheça a linha de Roletes para Transportadores

Saiba mais sobre Rolete para Transportador de Correia

Nossos roletes são fabricados com tubos de aço SAE 1020, SAE 1045, AISI 304 e AISI 316 e são submetidos aos mais rigorosos controles de excentricidade e retificados no alojamento dos rolamentos.

As vedações atendem as necessidades específicas de cada cliente e podem ser confeccionadas em nylon grafitado, nylon 6.0, borracha nitrílica ou em metal com galvanização eletrolítica.

Como opções de revestimentos externos, temos pintura em poliuretano, borracha vulcanizada, mangueiras Spiraflex, poliuretano entre outros.

Os anéis de borracha utilizados nos roletes de impacto e nos roletes de retorno com anéis possuem alta resistência a abrasão e impacto.

A fixação dos rolos nos suportes (cavaletes) são feita por encaixe, eliminando a necessidade de parafusos de fixação.

Corpo dos roletes

É constituído por um tubo de aço, com espessura e diâmetro adequados ao uso previsto e projetado nas suas extremidades para obter a máxima precisão de montagem. As sedes dos rolamentos são características específicas da IPC Industrial, sendo resistentes e rígidas, projetadas em conformidade com a carga máxima para os diversos tipos de rolos.

As sedes dos rolamentos são projetadas de modo a reduzir o ângulo entre o rolamento e o eixo causado pela deflexão do próprio eixo sob carga. O diâmetro interno do alojamento dos rolamentos para todas as séries são calibrado e usinados, e os limites de tolerância deste diâmetro sempre estão de acordo com a ABNT NBR 6158, classe M7.

Eixo dos roletes

O eixo é o elemento sustentador dos roletes sendo dimensionado em função da carga e do comprimento do mesmo, obedecendo aos critérios de deflexão máxima nos rolamentos definidos nesta Norma.

Sistema de vedação e lubrificação dos roletes

Um rolete de qualidade é caracterizado pela eficiência de seu sistema de vedação. A eficiência do sistema de vedação pode ser avaliada em comum acordo entre usuário e fabricante, em conformidade com a ABNT NBR 16169. Recomenda-se que os roletes sejam fornecidos com sistema de lubrificação permanente.

Seleção do rolete para Transportador de Correia

O tipo e a dimensão de um rolete a ser aplicado em um transportador dependem de algumas informações, como:

  • Capacidade do transportador de correia;
  • Velocidade da correia;
  • Largura da correia;
  • Peso da correia por metro linear;
  • Característica do material que está sendo transportado;
  • Condições ambientais;
  • Condições de operação;
  • Condições de manutenção;
  • Espaçamento dos roletes;
  • Tipo do rolete;
  • Temperatura de trabalho;

A seleção dos roletes deverão considerar a condição mais crítica em operação: correia 100 % carregada, desalinhamento vertical, forças de impacto em pontos de carregamento, etc.

Condições ambientais e de manutenção do transportador não têm uma base matemática exata, porém estas condições afetam a vida útil dos roletes dimensionados.

Os roletes de carga também poderão ser combinado com outros sistemas de armazenagem como porta pallets convencionais e dinâmicos.

Produtos para transformar sua maneira de trabalhar

Por conta de nosso elevado padrão de qualidade, nossos produtos tornaram-se referência no mercado pois sempre foram pensados considerando a forma como trabalhamos, ajudando profissionais a trabalhar com mais simplicidade e de forma mais produtiva.

Tenha a consciência de que escolhendo a IPC Industrial você obterá diversas conveniências, pois com constantes investimentos na qualidade dos serviços prestados, somos o parceiro ideal para o crescimento de sua empresa.

× WhatsApp