As vantagens do modelo de armazenagem flow rack
Existem diversos modelos de armazenagem dentro de um estoque ou centro de distribuição, como porta paletes, estantes e flow rack. Cada um serve a situações específicas e devem ser avaliados para saber qual traz mais vantagens para a operação logística.
O sistema de flow rack é bastante conhecido e traz uma grande dinâmica, tanto para armazéns e centros de distribuição quanto para linhas de montagem.
O sistema Fifo
Antes de entrar no flow rack, é preciso compreender o sistema Fifo. A sigla, do inglês First In First Out, quer dizer o primeiro que entra é o primeiro que sai. O sistema diz respeito à ordem cronológica de entrada e saída de materiais em um sistema de armazenagem ou linha de produção.
Empresas que adotam o sistema Fifo se preocupam com o fluxo de entrada e saída de materiais de forma contínua. Ele é bem eficiente para organizar os materiais e lidar, por exemplo, com cargas perecíveis, uma vez que diminui o tempo de armazenamento. Isso proporciona a redução da estrutura de armazenagem e, logo, gera um menor custo estrutural.
Mas para o Fifo ganhar em eficiência, entra o sistema de armazenamento em flow rack, justamente o que permite uma movimentação rápida de materiais usando prateleiras. Vamos entender melhor.
Conceituando o flow rack
Flow rack é um sistema de prateleiras inclinadas, com roletes na sua superfície, que permitem o rolamento da carga. Quando o operador tira um material da prateleira, automaticamente o seguinte rola para a posição, numa sequência em que o primeiro que entra é o primeiro que sai. Isso gera um fluxo contínuo de trabalho.
Geralmente o sistema de flow rack é adotado quando se trata de produtos com dimensão reduzida, que caibam nas prateleiras e que permitam o fluxo através dos roletes. Esses produtos podem ser facilmente manuseados para o fracionamento em embalagens, dando uma maior dinâmica ao fluxo de expedição.
Isto posto, vamos entender as vantagens do sistema de prateleiras como mobilidade.
Exemplo de uso do Trilho Roletado Flow Rack:
Vantagens do flow rack
- Organização – o sistema de prateleiras deixa os materiais em um alto nível de organização, favorecendo a sua localização e uso pelo pessoal de montagem e expedição.
- Alcance – todo o processo logístico na linha é facilitado por os materiais estarem ao alcance dos funcionários.
- Visão – os materiais estão sempre às vistas dos operadores, o que facilita a sua localização em cada prateleira.
- Mão de obra – a entrada dos materiais se dá na parte traseira das esteira com rolete, e eles se deslocam por gravidade até a prateleira, quase sem intervenção de funcionários no fluxo, permitindo que a mão de obra seja otimizada em outros processos.
- Eficiência – o ganho de eficiência acontece porque os materiais se deslocam para o ponto exato onde são trabalhados por um funcionário, seja na montagem ou na expedição, de forma automática.
- Integridade – a movimentação por esteiras e prateleiras evita colisões nas operações manuais, mantendo a integridade dos materiais.
- Abastecimento – o flow rack organiza e dispõe os materiais para que a área de montagem ou expedição esteja sempre abastecida, de acordo com a demanda.
O sistema de armazenagem em flow rack tem um potencial de aplicação muito alto. É, de fato, muito eficiente para determinados tipos de cargas e materiais, otimizando processos logísticos.